DarVoz: Exercício pela democratização do entretenimento midiático


Acontece nesta semana o Forum Econômico Mundial, vulgo “Davos”, evento que em sua majestade e midiaticidade revelam a profunda conexão contemporânea entre dominação, alienação e comunicação em escala global.

“DarVoz” certamente é um sussurro inaudível perto da potência capitalista global para traduzir controle, exclusão e violência em imagem, som, ideias, receitas, indicadores e projetos civilizatórios.

Gritos e sussurros, no entanto, reverberam sob a luz imponderável das grandes transformações. “DarVoz” é um canal de acesso, um portal de transição, uma abertura para o potencial do que ainda não foi pré-concebido.

“Umvordenklichkeit”, o não-pré-pensado, ou sem “pré-conceito”, que no entanto é a única possibilidade de uma identidade real, re-construída, a contrapelo e contra o sentido “natural” da história, uma convergência entre resistência e uma nova existência, um re-existencialismo no momento mais baixo, no buraco mais fundo do pós-tudo na arte, na política e na economia.

O chamamento à criação de unidades mínimas de informação, com ou sem-sentido ou ainda com múltiplos sentidos, é a única direção. A seleção é colaborativa, a curadoria é uma cura com sabedoria.

O DarVoz é antes de tudo reaprender a ouvir. Um exercício pela democratização do entretenimento midiático, sem fins lucrativos nem efeitos sedativos. Até 30 segundos. A mensagem é o meio. Podcastivismo. No lugar do “blockchain” (a tradução da rede num encadeamento por “blocos”) uma reconstrução monetárioa instaurada por uma “holochain” (a conexão com o todo é o que faz valer a re-ligação de cada conexão).

Improvise o futuro antes que o representem, represem e reprimam. 13 de fevereiro, Dia Mundial do Rádio, marcará o início dessa transmidiação.

Participe do projeto DarVoz enviando seu áudio AQUI. Improvisação, Paisagem Sonora, Depoimento, Declaração, Composição, etc.

A chamada DarVoz/Improfest ficará aberta até o dia 08/02/2018.

Conheça as atividades do DarVoz em Londres: www.darvoz.org

destaque
últimos