IMPROFEST 2
VIRADA DE IMPROVISAÇÃO LIVRE

 

Link Relevante:

Site Virada Cultural 2008

Matéria site - Núcleo 1408 Companhia de Teatro e Invenção

Na ocasião da Virada Cultural, o Improfest apresenta ao público sua segunda edição, com a participação de atrações internacionais que são referências neste tipo de música, como Hans Koch, Rob Mazurek e Bernhard Gal, em 5 horas ininterruptas de improvisação no Teatro X, acrescentando uma opção “diferente” a quem vai varar a madrugada atrás de bons shows.

O Festival


O Improfest é o primeiro festival internacional de música improvisada realizado no Brasil, e tem como principal finalidade fomentar o intercâmbio entre artistas, e apresentar ao público este gênero musical, que em si próprio, possui convergências de diversas musicalidades, provenientes de outros tantos gêneros.

O Festival teve sua origem em 2007, com a realização do I Encontro de Música Improvisada: Promovendo Diálogos, na UNICAMP. A iniciativa pretende promover encontros periódicos entre praticantes internacionais da música improvisada que nunca ou pouco se apresentaram no Brasil, e apresentar ao público brasileiro grupos e músicos nacionais que atuam nessa vertente musical, explorando também os diálogos que a música improvisada estabelece com outras manifestações como a poesia, as artes plásticas, videoarte, arte digital, e outros.

Música Improvisada
Dentre as múltiplas facetas musicais do panorama atual, um gênero/atitude oriundo, por um lado, das correntes vanguardistas experimentais da música erudita do século XX e, por outro, do alcance e forte influência que o jazz exerceu sobre instrumentistas e compositores, agrega em seu des-território um número cada vez maior de adeptos, apaixonados diletantes, criadores, compositores e espectadores. A Música improvisada, com sua busca pela espontaneidade no gesto do artista e no uso inusitado de instrumentos, vem ganhando espaço, havendo um
crescente número de festivais tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, investindo e divulgando essa idéia e consagrando músicos como a contrabaixista francesa Jöelle Leandre, o violinista português Carlos Zíngaro, o baterista holandês Han Bennink, o saxofonista inglês Evan Parker, a pianista norte americana Marilyn Crispell, o percussionista inglês Eddie Prévost entre outros.


O Brasil, entretanto, ainda carece de investimentos nessa vertente, e o que tem ocorrido são shows pontuais e espaçados, merecendo, nesse momento, um evento maior que concentre e congregue expoentes, iniciantes e apreciadores da arte de improvisar.

Programação
Os artistas convidados para o Improfest 2 irão alternar-se em 5 horas
ininterruptas de improvisação. As principais atrações são: Hans Koch (CHE), Rob Mazurek (EUA), Bernhard Gal (AUT), Antonio “Panda” Gianfratti, Thomas Rohrer, Miguel Barella, Maurício Takara, Paulo Hartmann, Grupo Sônax, Marco Scarassatti, Marcelo Bomfim e Nelson Pinton, Célio Barros, Coletivo Olho Caligari, Jorge Peña, Júlio Oliveira, Juli Manzi, Marcel Rocha, Denis Koishi e Marco Scarassatti, Lucio Agra e Vivian Caccuri.

Organização:
Juli Manzi, Marco Scarassatti, Paulo Hartmann e Thomas Roher
 

Técnico de Som: 

Bernardo Pacheco

Serviço:
Improfest 2: Música Improvisada na Virada Cultural
Dia 26/04, da meia-noite às 5 horas da manhã
Local: TEATRO X (Rua Rui Barbosa, 399 - Bela Vista) Fone: 3283 2780
Ingressos: R$ 5

Apoio e divulgação:
Intercultural